sábado, 28 de abril de 2007

Grand Theft Auto IV – Parte 3

Eu estava me preparando para começar a escrever algo sobre o trailer e o primeiro preview liberado, da revistar Game Informer, quando recebi a notícia de que os assinantes da UK Official Playstation Magazine tinham acabado de receber a revista. Quando eu peguei as scans, verifiquei que os demos, tanto da OPM, quanto da GI, foram exatamente iguais. Com uma única diferença. Os dois estavam rodando em seus consoles de lançamento. Ou seja, a Rockstar está trabalhando simultaneamente nas duas versões, elas ainda não estão completamente finalizadas. Tendo em mãos os previews, eu revolvi deixar para comentar o trailer depois e me concentrar agora apenas em resumir o que saiu de mais importante e interessante nas duas revistas lançadas até agora.
  • GTAIV começou a ser produzido em novembro de 2004, apenas um mês após o lançamento do GTA: San Andreas para PS2.
  • Três estúdios da Rockstar, situados em três cidades diferentes do planeta, estão trabalhando simultaneamente na produção do jogo: Nova Iorque, San Diego e Edinburgh.
  • Diferente dos outros jogos da série, como GTAIII, Vice City e San Andreas, onde os produtores buscaram inspiração em filmes para compor a história do jogo, GTAIV procura capturar a sensação de se viver e ser um criminoso em Nova Iorque.
  • Niko Bellic é um homem de meia idade que vai para Nova Iorque fugindo de seu passado negro. Sua aparência física não poderá ser modificada, mas o jogador poderá escolher quais roupas ele irá vestir. Isso acontece por causa da física implementada no personagem. Um personagem mais gordo ou mais forte iria alterar essas características físicas, e isso dificultou bastante a implementação dessas características. [Essa é a primeira confirmação de que a Rockstar está levando realmente a sério a questão da física no GTAIV, resta saber se eles estão trabalhando com um sistema próprio de simulação física, e se agregado a isso, eles usaram também o Euphoria]
  • Niko migrou para os Estados Unidos iludido pelas mentiras de seu primo Roman, que se gabava de estar desfrutando do “sonho americano”, com mulheres, carros e muito dinheiro. Na verdade, Roman controla uma empresa de Táxis em Liberty City e está em sérios apuros por conta de alguns negócios que não deram muito certo.
  • Quando Niko anda em lugares onde o piso é irregular, sua forma de caminhar é alterada em função dessas irregularidades. Pelo menos um novo movimento foi adcionado. Agora para roubar um carro, Niko primeiro irá quebra seu vidro lateral antes de abri-lo.
  • Nos outros GTA’s você tinha as missões certas para pegar e o telefone era usado apenas para receber ligações. No GTAIV você irá decidir para quem vai ligar e consequentemente, trabalhar. Além disso, você poderá organizar reuniões e/ou emboscadas, além é claro, de poder sofrer emboscadas também. Nesse aspecto, o jogo está mais parecido com o GTA2.
  • A Rockstar está tentando aprimorar e dar mais precisão a dois dos aspectos cruciais do jogo. Dirigir e atirar. Segundo Houser, a questão da mira em jogos de 3ª pessoa nos videogames sempre foi problemática, e eles estão trabalhando duro para encontrar uma solução satisfatória para esse problema.
  • A cidade terá vida própria. Durante o dia, as ruas estarão lotadas de pedestres, durante a noite, quase desertas. Os pedestres reagirão de forma mais realista a presença de armas e disparos. Se você sacar uma arma e atirar em alguém no meio da “Times Square”, espere ouvir gritos presenciar uma correria desenfreada. Os pedestres poderão usar celulares, telefones públicos, caixas-eletrônicos, saborear petiscos, ler livros, revistas, jornais, fumar cigarros e interagir entre eles mesmos. Além disso, a Rockstar está prometendo a cidade virtual mais populosa já vista. Ou seja... muitos pedestres e um trânsito congestionado em determinados pontos do mapa.
  • A evolução do jogo deve ocorrer em todos os seus aspectos. Espere ver uma melhor qualidade sonora e uma melhor fluência entre as missões, que deverão ser mais longas, variadas e com múltiplas alternativas.
  • Contrariando as impressões de Andrew Reiner a respeito, segundo Dan Houser o GTAIV não contará com nenhum das antigas personagens presentes nos outros jogos. O principal motivo é que os bons personagens que valeriam a pena utilizar já estão mortos. A Rockstar utilizará com elo de ligação entre os jogos da série, suas marcas fictícias, como o refrigerante Sprunk e a rede de “lojas” 24/7. A Máfia ainda estará presente em Liberty City, mas não desempenhará mais um papel de liderança como antes.
  • Espere encontrar mais problemas com a polícia neste GTA. A Rockstar consultou alguns especialistas em crimes e também ex-policiais enquanto estava desenvolvendo o jogo. Como resultado, chegou-se a conclusão que em 2007, ano em que o jogo se passa, cometer um crime em Liberty City poderá ter um preço bem alto.
  • A ausência de aviões foi confirmada nas duas revistas, então não espere que eles apareçam na versão final. Helicópteros e as motocicletas estão confirmados. [Eu esperaria por surpresas nesse aspecto para quando o jogo for lançado em outubro. A Rockstar sempre tem um trunfo que mantém escondido até o final, para dar até mesmo ao fã “hardcore” a sensação de descobrir algo novo antes de todos]
  • O mapa do jogo em quilômetros quadrados será menor do que a área do GTA: San Andreas, mas segundo Dan Houser, será igualmente vasto, mais denso e detalhado, tanto horizontal quanto verticamente.
  • A Rockstar ainda não decidiu como serão limitadas as diversas áreas do jogo. Segundo Dan Houser, isso não se resumirá a ir de um “bloco a outro”. Fazer com que isso pareça real e coerente será um desafio a mais para os desenvolvedores.
  • Como nos outros jogos da série, a promessa é de que nada estará no jogo sem uma razão. Seja para criar “clima”, seja para uso direto em missões. Isso inclui propagandas, prédios, áreas abertas, etc.
  • Exceto pelo carregamento inicial do jogo, não haverá mais “loading screens”. A maioria dos interiores poderão ser acessados livremente, e a transição será suave. Os Pop-ups também sumiram. Nada mais de árvores, prédios, postes, carros ou pedestres aparecendo subitamente.
  • Quatro dos distritos reais de Nova Iorque estarão presentes, e mais uma parte do Estado e New Jersey. Os distritos são Broker (Brooklyn), Algonquin (Manhattan), Dukes (Queens), Bohan (Bronx) e Alderney (New Jersey). O último distrito, Staten Iland, não foi aproveitado por não apresentar nada relevante que pudesse ser inserido no jogo.

Scans da Game Informer: Demologik, do GTAForum
Scans da OPM UK: Adds, também do GTAForum

2 comentários:

Anônimo disse...

Não gostei da OPM, ficou a mesma coisa da GameInformer :S

Mobile disse...

O mesmo demo foi usado... esse foi o motivo. Talvez a Play Magazine traga alguma novidade, mas se eles voltarem a assistir ao mesmo Demo que as outras revistas já viram, fica difícil.

A OPM ainda tem uma coisa a mais, uma entrevista com o Dan Houser. Se tiver tempo eu vou traduzir a entrevista para colocar aqui. Se não der pra traduzir tudo, vou colocar os pontos mais interessantes.

GTA IV: Trailers


Trailer 4 "Good lord, what are you doing?" AKA "Everyone's a rat"

Trailer 3 "Move up, ladies"

Trailer 2 "Looking for that special someone"

Trailer 1 "Things will be different"