Tive uma grata surpresa hoje ao acessar o GTA Forums e ler as respostas que Andrew Reiner deu sobre sua experiência com o Demo do GTAIV que ele assistira. Eu imaginava que eles escolheriam poucas perguntas para responder, e que talvez não se aprofundassem tanto, mas Reiner mostrou-se bastante solicito e detalhista, e revelou algumas informações inéditas que certamente deveriam ter entrado na reportagem.
Como foram publicadas 25 questões, eu irei comentar apenas as respostas mais interessantes, separando-as por tema.
Sobre aviões e aeronaves
Não haverá aviões, mas os helicópteros ainda estarão lá. Voar continuará sendo uma parte importante no jogo.
Sobre a Inteligência Artificial dos pedestres
A Rockstar não revelou muita coisa sobre isso, mas em um determinado momento do Demo, um caminhão subiu deliberadamente a calçada, pegando de surpresa inclusive o representante da Rockstar. As especulações sobre isso giram em torno de: um possível motorista bêbado; um simples erro de script.
Sobre escalar ou subir em escadas
O demo não mostra Niko subindo escadas verticais, mas o mostra escalando um poste telefônico (aqueles postes de madeira que NUNCA quebram nos jogos anteriores) para ter uma vista melhor da cidade. Niko não o escala como um gorila, ele usa os pequenos cravos dos postes como degraus. A movimentação da personagem durante a escalada é bastante impressionante.
Sobre a primeira reação de Reiner ao ver o Demo
Primeiro um palavrão, seguido de “Oh meu Deus”.
Sobre o tamanho da cidade
Desta vez quando você anda por Liberty City realmente tem a sensação de se estar em New York. Como foi visto no trailer, existe uma grande variedade de caminhos para se atravessar aquela grande selva de pedra.
Sobre barcos
Apesar de nenhum ter sido mostrado no trailer, o único veículo que Sam Houser confirmou estar fora do jogo é o avião. Ou seja, os barcos estarão de volta sim.
Sobre a qualidade gráfica do trailer, do demo e da versão final
O jogo está em processo de polimento. O trailer apresentou uma qualidade gráfica inferior a da Demonstração, e a promessa da Rockstar é que até o lançamento os gráficos estarão mais otimizados e belos.
Sobre adquirir propriedades, como em Vice City
Nada disso foi mencionado e durante a entrevista com Houser ele afirmou que o GTAIV será mais a respeito de sobrevivência do que construção de um império. Isso não exclui a possibilidade de alguns imóveis ainda estarem a venda no jogo.
[Meu comentário: Com o já confirmado conteúdo on-line exclusivo para 360, o final do jogo certamente deixará a história em aberto ou com ganchos para que esse conteúdo adicional tenha lógica]
Sobre as namoradas. Será possível casar-se dessa vez?
Elas estarão de volta sim. Mas nada foi dito a respeito de casamento.
Sobre os veículos, posição da câmera enquanto se está dirigindo, física e animações
O elemento novo e mais interessante é o fato de Niko quebrar a janela dos carros antes de abrir as portas. A física do carro estava muito boa, como os movimentos da suspensão do carro trabalhando bem nas irregularidades das pistas.
Em termos de comparação, o ângulo da câmera está bem parecido com o usado em Midnight Club (jogo de corrida da Rockstar, semelhante à série NFSU da EA). É próximo, permitindo ao jogador ver mais detalhes do carro, do horizonte e da verticalidade da cidade.
Em relação à zona rural. Algo semelhante ao que foi visto no San Andreas?
Não. A menos que essa parte fique para o conteúdo on-line do XBox 360, não teremos uma grande área de zona rural.
Sobre as gangues, foi possível avistar alguma?
Não. A Rockstar manteve essa parte oculta no Demo mas em se tratando de GTA, certamente elas estarão espalhadas pelas ruas de Liberty City.
Sobre a reaparição de personagens de outros jogos da série
Sam Houser não responder essa pergunta à Reiner, mas o sorriso que ele deu como reação à pergunta é um grande indicativo de que poderemos ver sim algumas caras conhecidas no GTAIV.
Sobre manter a forma em academias e ter que se alimentar, como em San Andreas
Niko não parece o tipo de cara que se preocupa em ir a uma academia para malhar e manter a forma. Nada foi confirmado a respeito de se alimentar ou trocar de roupas.
Sobre os load times... eles sumiram mesmo?
Não houve sequer um load time durante os 20 minutos de demonstração, incluindo duas visitas a lugares fechados em diferentes pontos do mapa.
Sobre a aparência do telefone
A parte gráfica do telefone ainda não estava finalizada no Demo. Mas a inteface tinha uma aparência simples e fácil de usar. Pra falar a verdade, parecia um telefone celular de verdade.
Sobre os gráficos e a draw distance
O jogo está visualmente maravilhoso, certamente um dos melhores que Reiner já viu, o que é assustador, pois a Rockstar North continua trabalhando para aprimorar ainda mais o jogo visualmente. Quanto à draw distance, o jogo rodou suavemente sem quedas de frames. A iluminação e a relação luz e sombras está incrível e NENHUM pop-up, seja de pedestres, carros, prédios ou árvores, foi visualizado.
Sobre um possível demo para XBox 360
Nada foi anunciado.
Como foram publicadas 25 questões, eu irei comentar apenas as respostas mais interessantes, separando-as por tema.
Sobre aviões e aeronaves
Não haverá aviões, mas os helicópteros ainda estarão lá. Voar continuará sendo uma parte importante no jogo.
Sobre a Inteligência Artificial dos pedestres
A Rockstar não revelou muita coisa sobre isso, mas em um determinado momento do Demo, um caminhão subiu deliberadamente a calçada, pegando de surpresa inclusive o representante da Rockstar. As especulações sobre isso giram em torno de: um possível motorista bêbado; um simples erro de script.
Sobre escalar ou subir em escadas
O demo não mostra Niko subindo escadas verticais, mas o mostra escalando um poste telefônico (aqueles postes de madeira que NUNCA quebram nos jogos anteriores) para ter uma vista melhor da cidade. Niko não o escala como um gorila, ele usa os pequenos cravos dos postes como degraus. A movimentação da personagem durante a escalada é bastante impressionante.
Sobre a primeira reação de Reiner ao ver o Demo
Primeiro um palavrão, seguido de “Oh meu Deus”.
Sobre o tamanho da cidade
Desta vez quando você anda por Liberty City realmente tem a sensação de se estar em New York. Como foi visto no trailer, existe uma grande variedade de caminhos para se atravessar aquela grande selva de pedra.
Sobre barcos
Apesar de nenhum ter sido mostrado no trailer, o único veículo que Sam Houser confirmou estar fora do jogo é o avião. Ou seja, os barcos estarão de volta sim.
Sobre a qualidade gráfica do trailer, do demo e da versão final
O jogo está em processo de polimento. O trailer apresentou uma qualidade gráfica inferior a da Demonstração, e a promessa da Rockstar é que até o lançamento os gráficos estarão mais otimizados e belos.
Sobre adquirir propriedades, como em Vice City
Nada disso foi mencionado e durante a entrevista com Houser ele afirmou que o GTAIV será mais a respeito de sobrevivência do que construção de um império. Isso não exclui a possibilidade de alguns imóveis ainda estarem a venda no jogo.
[Meu comentário: Com o já confirmado conteúdo on-line exclusivo para 360, o final do jogo certamente deixará a história em aberto ou com ganchos para que esse conteúdo adicional tenha lógica]
Sobre as namoradas. Será possível casar-se dessa vez?
Elas estarão de volta sim. Mas nada foi dito a respeito de casamento.
Sobre os veículos, posição da câmera enquanto se está dirigindo, física e animações
O elemento novo e mais interessante é o fato de Niko quebrar a janela dos carros antes de abrir as portas. A física do carro estava muito boa, como os movimentos da suspensão do carro trabalhando bem nas irregularidades das pistas.
Em termos de comparação, o ângulo da câmera está bem parecido com o usado em Midnight Club (jogo de corrida da Rockstar, semelhante à série NFSU da EA). É próximo, permitindo ao jogador ver mais detalhes do carro, do horizonte e da verticalidade da cidade.
Em relação à zona rural. Algo semelhante ao que foi visto no San Andreas?
Não. A menos que essa parte fique para o conteúdo on-line do XBox 360, não teremos uma grande área de zona rural.
Sobre as gangues, foi possível avistar alguma?
Não. A Rockstar manteve essa parte oculta no Demo mas em se tratando de GTA, certamente elas estarão espalhadas pelas ruas de Liberty City.
Sobre a reaparição de personagens de outros jogos da série
Sam Houser não responder essa pergunta à Reiner, mas o sorriso que ele deu como reação à pergunta é um grande indicativo de que poderemos ver sim algumas caras conhecidas no GTAIV.
Sobre manter a forma em academias e ter que se alimentar, como em San Andreas
Niko não parece o tipo de cara que se preocupa em ir a uma academia para malhar e manter a forma. Nada foi confirmado a respeito de se alimentar ou trocar de roupas.
Sobre os load times... eles sumiram mesmo?
Não houve sequer um load time durante os 20 minutos de demonstração, incluindo duas visitas a lugares fechados em diferentes pontos do mapa.
Sobre a aparência do telefone
A parte gráfica do telefone ainda não estava finalizada no Demo. Mas a inteface tinha uma aparência simples e fácil de usar. Pra falar a verdade, parecia um telefone celular de verdade.
Sobre os gráficos e a draw distance
O jogo está visualmente maravilhoso, certamente um dos melhores que Reiner já viu, o que é assustador, pois a Rockstar North continua trabalhando para aprimorar ainda mais o jogo visualmente. Quanto à draw distance, o jogo rodou suavemente sem quedas de frames. A iluminação e a relação luz e sombras está incrível e NENHUM pop-up, seja de pedestres, carros, prédios ou árvores, foi visualizado.
Sobre um possível demo para XBox 360
Nada foi anunciado.
[Meu comentário: Eu não esperaria por isso...]
Sobre o tamanho do GTAIV comparado com os outros jogos da série
Como já falei muito a respeito da cidade, responderei a respeito do tamanho total do jogo em si. Eu perguntei isso a Dan Houser e ele me respondeu que o jogo será tão grande quanto os outros jogos da série, mas que não há como responder claramente a essa questão já que o jogo ainda não foi finalizado. Resumindo, o jogo ainda vai lhe tomar uma centena de horas, como sempre, e ainda há o conteúdo multiplayer que permanece um mistério.
Sobre o tamanho do GTAIV comparado com os outros jogos da série
Como já falei muito a respeito da cidade, responderei a respeito do tamanho total do jogo em si. Eu perguntei isso a Dan Houser e ele me respondeu que o jogo será tão grande quanto os outros jogos da série, mas que não há como responder claramente a essa questão já que o jogo ainda não foi finalizado. Resumindo, o jogo ainda vai lhe tomar uma centena de horas, como sempre, e ainda há o conteúdo multiplayer que permanece um mistério.
Um comentário:
Vlw pela Tradução das perguntas e respostas. Tava difícil entender o Inglês dos outros sites.
;)
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