Plataformas: XBox 360 e Playstation 3.
Datas de lançamento: 17 de Outubro nos EUA e 19 de Outubro no Reino Unido.
Um pouco de história
Durante longos anos a Sony e a Take-Two mantiveram um contrato de exclusividade a respeito do lançamento dos jogos da série GTA. Começando em sua terceira edição, lançado em 2001, os jogos da série sempre saíam primeiro para Playstation 2. Em Outubro de 2002 foi lançado Grand Theft Auto: Vice City para PS2, que se tornou um dos maiores sucessos em vendas da história do console da Sony. A versão para PC do jogo foi lançada em maio de 2003, e a série estreou no XBox da Microsoft apenas 1 ano depois de chegar no PS2, mas com um bônus. O DVD continha tanto o GTA3 quando o Vice City.
Em Outubro de 2004 foi lançado o Grand Theft Auto: San Andreas. Projeto mais ambicioso da Rockstar até aquela data, o San Andreas continha não apenas uma, mas 3 cidades e tornou-se um sucesso imediato de vendas. Em Junho de 2005 o jogo sairia também para PC e XBox. O contrato de exclusividade da Take-Two com a Sony ainda renderia 2 lançamentos menores. A série Stories, com Liberty City e Vice City Stories, foi lançada apenas para os consoles da Sony: Playstation Portable e Playstation 2.
O fim da exclusividade da Sony
Durante a E3 de 2006, enquanto todos esperavam a manutenção do contrato de exclusividade com a Sony, a Microsoft se antecipa e confirma o lançamento do GTAIV para seu XBox 360 em Outubro de 2007. A notícia caiu como uma bomba no colo da Sony, que não se pronunciou a respeito. Mais tarde, no mesmo dia, a Rockstar confirmou a chegada simultânea do jogo aos dois consoles de última geração. Pela primeira vez, a Rockstar lançaria seu principal carro chefe em dois consoles ao mesmo tempo.
Nos jogos anteriores, uma das desculpas usadas pela Rockstar para o não lançamento simultâneo seria o tamanho e complexidade dos jogos da série GTA, e o comprometimento da equipe em primeiro finalizar o jogo para uma determinada plataforma. Quando o jogo estivesse completamente finalizado, a equipe passaria então a trabalhar em sua conversão para as outras plataformas. No caso do GTAIV, o motivo para não mais haver um contrato de exclusividade foi revelado pela própria Sony, e ele seria simplesmente mercadológico: O Playstation 3, com apenas 1 ano de vida, não teria condições de proporcionar à Rockstar uma base de usuários suficientes para repor o valor investido no jogo de forma satisfatória.
Grand Theft Auto 4 está em desenvolvimento à quase 3 anos completos. O Playstation 2, e sua imensa base de usuários, foi capaz de suprir com folgas as projeções de vendas que a Rockstar havia planejado quando a primeira parceria havia sido firmada. Mas agora a coisa mudou completamente de figura, e as expectativas e projeções da Rockstar estão lá em cima, e eu diria, devem estar condizentes com o valor investido na produção do jogo. O Playstation 3 ainda não tem uma base sólida de usuários e também ainda não ganhou a confiança do público internacional. A Microsoft largou na frente com seu 360 e a guerra dos consoles esquenta mais e mais a cada mês. Incapaz de seguir com seu antigo parceiro, a Rockstar foi buscar na Microsoft o que pode ser uma saída estratégica para obter lucro rápido após o lançamento do GTA4. Junto com o anúncio de lançamento do GTA4 em Outubro de 2007 para o 360, a Microsoft anunciou também que seus usuários teriam acesso, através da rede Live, a conteúdos exclusivos que deverão ser comprados e baixados on-line. Tanto a Rockstar quanto a Microsoft já afirmaram que esse novo conteúdo on-line não se trata apenas de atualizações menores como novos carros, roupas ou armas. O conteúdo on-line exclusivo que ficará disponível na rede Live meses após o lançamento do jogo será um pacote que englobará novos locais para exploração e missões inéditas, estendendo assim a vida útil do jogo no console da Microsoft.
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário