terça-feira, 1 de abril de 2008

Sexo + Drogas + Videogame = GTA IV

Parece manchete de tablóide, mas se adequa perfeitamente à notícia que foi veiculada no dia 19 de Março, apenas por alguns minutos, no site da BBFC, órgão responsável pela avaliação e restrição de jogos e filmes no Reino Unido.
A Rockstar enviou ao BBFC para submeter o GTA IV a avaliação um pacote contendo todas as cut-scenes do jogo, que somadas, dão um total de 7 horas e 43 minutos de duração. Temos que lembrar que agora existem diversas possibilidades em uma mesma missão, e certamente também temos diversas cut-scenes de uma mesma missão apenas com uma ou outra modificação decorrente de uma falha. Além das cut-scenes, 5 horas e 20 minutos de gameplay também foram enviadas, provavelmente contendo os momentos mais controversos que podem ocorrer durante a jogatina.
Como resultado, o jogo ganhou o selo "18", por conter cenas muito violentas, presença de forte linguagem vulgar e referência a sexo e ao uso de drogas.
Com relação à violência, o BBFC atestou tratar-se do "tema principal do jogo".
Com relação ao sexo, Niko será capaz de pegar prostitutas e como resultado disso, o que os jogadores verão na tela serão cenas não detalhadas de masturbação e relações sexuais, incluindo sexo oral. O personagem também poderá visitar clubes de dança (strip-tease) aonde poderá pagar para ter direito a uma dança privativa. Apesar do jogo conter danças sensuais e sexo encenado, não há nudez.
Com relação ao uso de drogas, o tráfico de drogas aparece em diversas cut-scenes, assim como personagens cheirando cocaína (e fumando maconha, como já foi retratado inclusive em um preview de uma revista a um tempo atrás). Há também uma referência satírica à produção doméstica de uma droga pesada, mas não são mostrados os detalhes necessários para sua reprodução no mundo real.
Uma última nota, só pra esclarecer: O sistema que avalia os jogos nos EUA é o ESRB, que nos EUA deu ao GTA IV o selo M, que permite a compra do jogo apenas à maiores de 17 anos. Já no Reino Unido, Australia, Alemanha e Brasil e na maior parte da Europa o sistema é diferente. Na Alemanha o GTA IV também recebeu o selo 18, mas diferente dos outros jogos da série, que sempre sofriam algum tipo de censura ou corte, dessa vez passou sem cortes. Na Austrália também passou sem cortes. No Brasil a coisa é diferente, como o jogo oficialmente NÃO será lançado aqui para consoles, pelo menos não no dia 29 de Abril, o jogo ainda não foi avaliado pelo Ministério da Justiça. Quando for, provavelmente receberá também o selo 18. Lembrando que os jogos da série que já foram lançados aqui oficialmente foram todos para PC, e todos receberam o selo 18, que é o máximo para games aqui no Brasil.

Um comentário:

Pedro Frigerio disse...

Droga, fiquei mais ansioso

Mto da hora a entrevista!

GTA IV: Trailers


Trailer 4 "Good lord, what are you doing?" AKA "Everyone's a rat"

Trailer 3 "Move up, ladies"

Trailer 2 "Looking for that special someone"

Trailer 1 "Things will be different"