sábado, 19 de abril de 2008

GamesRadar: Audio Q&A

O site GamesRadar publicou hoje uma seção de perguntas e respostas (Questions & Answers) a respeito do áudio do GTA IV. As perguntas foram respondidas por três integrantes da equipe de Áudio da Rockstar: Matthew Smith, Craig Conner e Will Morton. Abaixo, um resumo do que há de melhor nas respostas.
  • Cada som do jogo tem seu próprio filtro o que nos permite aplicar em cada um deles, dependendo da situação, uma quantidade maior ou menor de reverberação, além de abafá-lo. O resultado disso é que o som da buzina de um carro em um túnel a 100m de distância será realmente diferente do som da mesma buzina já bem mais próximo de você. Nos jogos anteriores o som era apenas abafado, de acordo com a distância que estava do personagem.
  • Se você estiver parado na rua, será capaz de ouvir até 3 estações de rádio diferentes, que estejam tocando nos carros que estão passando. Cada rádio soará de acordo com a distância que estão do jogador. Também existem outras variáveis como o fato das janelas estarem ou não abertas ou quebradas e das portas estarem ou não fechadas.
  • No GTA IV, na maioria das vezes o que você ouvir estará realmente acontecendo. O sistema de som ambiente é composto por 2 camadas distintas. Uma é usada para os sons mais distantes, a outra para o que está acontecendo ao redor do Niko. O ponto chave é que nas duas situaçãoes os sons são os mesmos, ficando assim praticamente impossível distinguir um do outro. Os efeitos sonoros mudarão de forma significativa na medida em que você caminha pelo mapa, além de serem alterados também pelo horário do dia ou da noite em que você está. O objetivo da equipe da Rockstar é que alguém possa identificar um lugar qualquer do mapa apenas pelo som ambiente produzido, e eles acham que fizeram isso muito bem.
  • GTA IV tem 4500 efeitos sonoros jogo e que podem gerar mais de 19 mil combinações. Isso fora a insana quantidade de diálogos, cutscenes e comentários de rádio. No San Andreas, por exemplo, mais de um terço dos efeitos sonoros foram dedicados a efeitos de chuva.
  • Um único som de um tiro é composto por mais de 10 elementos individuais dos quais volume e localização são controlados independentemente da distância, para que um som brilhante e forte quando perto do jogador, e mais reverberante e abafado quando distante. No multiplayer isso foi balanceado de uma forma que o som só parecerá ameaçador para o jogador quando estiverem acontecendo a uma distância em que o jogador possa ser alvejado. Então o jogador saberá diferenciar o som de uma ameaça real do som uma batalha particular mais distante.
  • Nós temos 740 vozes únicas no jogo. Existem mais de 80 mil linhas individuais de diálogo. Niko sozinho tem mais de 7000 linhas de diálogo. Se fossem ouvidas uma atrás da outra, daria algo em torno de 29 horas. Novamente, isso não inclui o que ouvimos nas rádios, TV e cutscenes.
  • Cada pedestre tem uma quantidade X de diálogos, que pode variar entre 20 e 300 linhas, de acordo com a importância de cada pedestre. No GTA IV nós tentamos dar um ar mais realista a interação dos pedestres. Nos jogos anteriores você andava e ouvia 2 pedestres conversando. Na vida real isso geralmente acontece. Então, para manter essa interação Niko/ped, e também para que o jogador entenda o que se passa na cabeça dos moradores de Liberty City, nós decidimos usar o celular.
  • Com relação às rádios, os DJ's terão uma interação maior do que nos jogos anteriores. Todos os DJ's que estão no jogo são representações deles mesmo no mundo real, então eles tocaram suas próprias faixas nas rádios e eles terão muito que falar a respeito do gênero musical de cada rádio.
  • O canal de notícias "Weasel News" terá notícias muito mais interativas do que vimos no San Andreas, trazendo notícias atuais sobre quase tudo o que acontece na cidade na medida em que você avança na história.
  • As faixas nas rádios serão tocadas aleatoriamente, San Andreas já usou essa técnica, mas o GTA Iv terá muito mais faixas musicais, interações de DJ's, comerciais, boletins de notícia e tempo.
Fonte: GamesRadar

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GTA IV: Trailers


Trailer 4 "Good lord, what are you doing?" AKA "Everyone's a rat"

Trailer 3 "Move up, ladies"

Trailer 2 "Looking for that special someone"

Trailer 1 "Things will be different"