Diferente do anunciado no post anterior, o preview mundial não veio da Austrália... dessa vez a Inglaterra passou na frente. A revista Games™ passou na frente e publicou um preview bem interessante, com informações sobre gameplay e a funcionalidade de alguns aspectos básicos do jogo, como a aquisição de armas e a fuga da polícia.
Diferente dos outros sites, eu resolvi fazer um resumo completo da matéria, até mesmo para poder comentar mais claramente e não ficar restrito ao que já foi publicado nos sites gringos e reproduzido em alguns sites nacionais.
Niko está em um lugar chamado Star Junction, que é a recriação no jogo da Times Square. Nesse momento dá pra ver que a Rockstar não esqueceu nenhum detalhe nem está poupando esforços para que o GTA IV seja realmente um divisor de águas para a indústria dos videogames assim como o GTA III foi 2001. Esqueça o visual “cartoonizado” presente no GTA III e suas seqüências. Niko não parece "deslocado do cenário" em nenhum momento, o que no fim da contas, dá ao jogador uma sensação de naturalidade que os outros jogos não deram.
Niko está precisando de armas para um determinado trabalho, então ele pega seu celular e liga para o traficante de armas "Little Jacob", um dos nomes em sua lista de contatos.
E a Ammu-Nation? Bem, para quem gostava desse símbolo presente em quase todos os jogos da série a realidade de sua ausência pode ser dura. Basta dizer que agora em Liberty City, assim como na vida real em New York, não é mais tão fácil conseguir uma arma como era nos jogos anteriores.
Niko então pega um taxi para ir ao local do encontro, um beco na "Rotterdam Hill". "Um taxi?" vocês devem estar se perguntando... é, um taxi. No GTA IV é mais seguro pegar um taxi do que roubar o primeiro carro que aparecer. Isso tudo porque a Rockstar está tentando fazer com que você realmente se sinta em uma grande e opressiva selva de pedra. Você NÃO é mais um criminoso tentando ser o CHEFÃO da cidade, e sim um imigrante ilegal europeu tentando SOBREVIVER na maior e mais perigosa cidade da América. A polícia no GTA IV está muito mais ativa e vigilante, mas falaremos disso mais tarde, pois agora Niko tem algumas armas a comprar. :)
Após o pequeno passeio de taxi ao redor da cidade, que pode ser apreciado com uma câmera em primeira pessoa, ou simplesmente pulado rapidamente, ficando a critério do jogador, Niko chega ao local onde Little Jacob está esperando. Seu contato então abre o porta malas e mostra sua mercadoria. Você entrega a ele o dinheiro em troca das armas e tudo isso acontece ingame. Niko pega a arma no porta malas, saca sua carteira e entrega o dinheiro a Jacob.
Bem, agora Niko está armado e com muita vontade de fazer alguns serviços para compensar seus gastos. Ele recebe uma ligação a respeito da eliminação de um tal Goldberg, um advogado não muito confiável sócio da firma Goldberg, Ligner & Shyster, Niko se dirige a um cybercafe para enviar seu próprio "Curriculum Vitae" para a tal firma a fim de marcar uma entrevista com Goldberg. Hummmm cybercafe? É... resumindo, o GTA IV tem sua própria Internet, que estará efetivamente acessível de cada PC que você encontrar durante a jogatina e que servirá com porta de entrada e interação com toda uma rede de interatividades em Liberty City. Niko entra no cyber "Tw@ Cafe" (Hey!!! se você não pegou a brincadeira, vamos esclarecer as coisas: tw + @ (at) = Tw(at) = gíria para o orgão sexual feminino... mais conhecido como boceta ou xoxota). Bem, de volta ao assunto, após entrar no "Tw(at) Cafe" Niko faz o upload de seu CV para o website da empresa do advogado alvo ou simplesmente "GLS" (pra nós uma piada, pra eles essa sigla nada significa...). Após enviar o CV Niko recebe um telefonema para confirmar uma entrevista, marcada para o dia seguinte.
Então, você está em uma missão, certo? Normalmente nos jogos anteriores o que você faria? Roubaria o carro mais próximo e daria algumas voltas pela cidade, dando alguns saltos únicos para passar o tempo até chegar a hora da entrevista... certo? Bem, no GTA IV as coisas realmente são diferentes. O horário da entrevista está agendado em seu celular, e você será avisado quando o tempo chegar. Até lá, você é livre para tentar outras missões, talvez até previamente agendadas, como a que veremos a seguir. Ou seja, o jogo está realmente menos linear e a contagem de tempo será um fator mais importante agora do que fora no passado.
Ao invés de simplesmente esperar até o outro dia, Niko tem um encontro marcado com McReary em Castle Gardens, um lugar com uma ótima vista da "Statue of Happiness". McReary é um ladrão e tem algo que Niko precisa recuperar, um pendrive com alguns dados valiosos. A má notícia aqui é que, diferente dos jogos anteriores, NÃO há nenhuma setinha indicativa na cabeça do McReary para dizer "Hey, atire em mim!!!!" Pois é, a diferença aqui está na sutileza. McReary está no meio de uma pequena multidão e Niko não sabe com certeza quem ele é. Mas parece que McReary sabe exatamente QUEM é Niko, e não seria muito prudente andar entre as pessoas e ser identificado antes de identificar McReary. Niko então pega seu celular e liga para o número de McReary, e observa na multidão QUEM atende ao celular. Alvo identificado, Niko faz uma segunda chamada apenas para tirar quaisquer dúvidas. Quando McReary atente o celular pela segunda vez, decreta sua sentença de morte. Niko caminha enquanto saca sua arma e atira três vezes pelas costas de McReary que já cai morto. A multidão grita e se dispersa enquanto Niko recupera o pendrive do corpo de McReary.
Niko ganha então três estrelas em seu "nível de procurado" e no mapa não há nenhuma indicação de onde possa estar o Pay'n'Spray mais próximo. Na verdade... não há mais Pay'n'Spray algum a vista, apenas um grande círculo vermelho piscado em volta de uma grande área. Bem vindo ao novo sistema, bem mais real e porque não, emocionante. Ao invés de você simplesmente dirigir pela cidade feito um louco trocando tiros com a polícia em seu encalço, as coisas estão um pouco mais reais agora. Quando você comete um crime com testemunhas, você ganha uma estrela e a polícia irá demarcar uma área circular com centro nesse local onde o crime foi cometido. Para livrar-se da polícia você terá que escapar dessa área demarcada sem ser visto pela polícia ou cometer outro crime com testemunha. Se fizer besteira e for visto, o centro da área muda novamente para esse novo local e a caçada continua. Felizmente nesse jogo, a polícia não caça o que não pode ver, ou seja, você não terá mais um "rastreador na bunda" como nos outros jogos... a polícia não saberá automaticamente aonde você está, o que na minha opinião é uma grande evolução tática pois abre uma vasta gama de possibilidades no jogo de gato e rato com a polícia.
Dando prosseguimento, Niko foge e entra em um carro, o que é notado pela polícia, mudando a área vermelha para o local onde ele pegou esse último carro. Niko então consegue despistar a polícia por um instante e então abandona o primeiro carro, entrando em outro sem ser notado. Nesse novo carro, livre da perseguição imediata da polícia, Niko consegue fugir da área de busca e então seus três níveis de procurado somem.
Livre da polícia, agora é hora de se preocupar com a entrevista. Niko decide trocar de roupas, já que a sua atual não é apropriada para uma entrevista de emprego. Niko dirige até a loja de roupas masculinas "Perseus". Um terno completo e um novo par de sapatos sociais custam 2000 dólares a Niko, e minutos depois o alarme de seu celular toca avisando que chegou a hora da entrevista. Niko então guia o carro roubado em direção ao escritório de Goldberg, Ligner & Shyster.
Após uma breve conversa com a recepcionista de FORA do prédio através de um intercomunicador, Belic entra no escritório e encontra um animado Goldberg esperando por ele. Niko então saca sua arma e, antes que Goldberg possa implorar por sua vida, Niko atira em sua cabeça. O corpo do advogado cai inerte no chão enquanto sua secretária, alertada pelo barulho do tiro, corre até a sala e ao tomar conhecimento do que acabou de acontecer, aciona o alarme...
Niko agora tem que escapar do prédio, dos seguranças e da polícia que logo estará a sua espera lá embaixo. Niko usa uma parede como apoio enquanto atira as cegas nos seguranças. Um deles leva dois tiros e cai morto no chão. A atmosfera dos disparos dos seguranças, de Niko e o barulho das sirenes da recém chegada polícia dão o tom de caos da cena. (O game Gears of War é citado várias vezes nesse trecho da reportagem, se referindo a atmosfera do combate e a forma como isso é passado ao jogador).
Niko livra-se dos seguranças e saiu porta afora com novamente três níveis de procurado. E dessa vez, tem um helicóptero a sua espreita. Porém dessa vez não há como fugir da chuva de projéteis e Niko é abatido, caindo no asfalto de Liberty City.
É notável o esforço da Rockstar em tornar o combate, a sensação realidade do combate em todos os aspectos uma peça chave no jogo. Os sons dos disparos, das vozes dos policiais, seguranças, do helicóptero, sirenes, pedestres gritando, aliado a um novo e muito mais sólido sistema de mira (esqueça o sistema antigo de mira automática...) mostra que a Rockstar está realmente tentando dar a seus jogadores a melhor experiência "next-gen" possível. E experiência É a palavra chave aqui. É justamente por isso que as informações são liberadas a conta gotas. A Rockstar quer que os jogadores peguem o jogo em outubro e passem eles mesmos a experimentar esse novo mundo vivo em que Liberty City está situada.
Hummm bem, eu estava querendo fazer apenas um pequeno resumo, mas acabei traduzindo e adaptando quase toda a reportagem. De qualquer forma, é uma tradução completamente livre com um ou outro exagero de minha parte. Mas as informações importantes estão todas aí, diluídas no texto.
Agora é esperar pela revista Australiana e pescar apenas as novidades, já que a Rockstar deve ter mostrado esse segundo demo a todas as revistas mundo a fora. E o conta gotas não para! :)
5 comentários:
Mobile
tu é o cara ;]
ta afim de ser mediador da cmm=3670411?
putaqueopareu
Muito bom o texto. Valeu
Parabéns Mobile, ficou muito bom o resumo, gostei dos novos sistemas, a primiera vista... vamos ver como q fica na pratica.
E agora também é esperar a edição nacional da revista oficial do X360 pra ter tudo isso em mãos. Mesmo sem novidades, é sempre bom ter aa revista física, até mesmo para dar o apoio. ;D
É legal mesmo ir acompanhando passo-a-passo o que é liberado aos poucos sobre o jogo.
Com certeza todos nós ficamos empolgados a ler esse post, imagino que seja um GTA III 200% melhorado, sendo assim GTA IV será perfeito pra quem curte aquele clima caótico de Liberty City.
Ótimo post Mobile! :)
Postar um comentário