sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

IGN - Perguntas e Respostas

Logo após o lançamento do trailer o site IGN.com postou uma série de perguntas respondidas pelo pessoal da Rockstar. Como existem algumas coisas bem interessantes eu resolvi fazer uma tradução livre e postar os principais pontos aqui.
Se souber inglês e quiser ler o original, é só clicar AQUI.
A respeito da história
A história é focada no relacionamento entre os primos Niko e Roman, seus erros e motivações, e das coisas que ambos querem esconder um do outro a respeito de seu passado. Além disso há o fato dos dois serem imigrantes, um tentando fugir de seu passado e o outro tentando vislumbrar um futuro melhor.
Há algo no trailer que mereça ser melhor observado?
O nível de detalhes nos cenários. Olhem as rodas das motos, os detalhes dos rostos dos personagens e a luz refletida no rio. Este mesmo tipo de detalhamento está inserido ao longo do jogo, não apenas em termos de aparência, mas também no cuidado com que as missões foram planejadas, na animação dos personagens, na física implementada no jogo, na narrativa, no áudio, inteligência artificial e detalhamento dos cenários externos. Criar em um jogo um mundo detalhado mas ainda assim consistente e acreditável sempre foi uma das nossas metas nos jogos da série Grand Theft Auto e para o Grand Theft Auto IV nós trouxemos uma quantidade incrível de vida e detalhes para cada aspecto da produção.
A respeito do clima da história, se ela pode ser comparada a um filme ou determinada era.
O jogo se passa nos dias de hoje, então procuramos montar um mundo contemporâneo, com personagens e histórias atuais. Não achamos que a história possa ser comparada a algum filme em particular, mesmo porque o jogo é muito mais amplo e duradouro que qualquer filme. Por outro lado o poder dos novos hardwares nos deu liberdade para contar histórias de um modo mais detalhado e coeso, então não precisamos mais buscar inspiração em filmes já que podemos nos inspirar em nosso próprio mundo. O jogo é inspirado em New York, em como se vive nessa cidade e no mundo em geral. A história é longa, mais para uma série de TV do que para um filme, e a história dá diversas reviravoltas no seu decorrer.
A respeito das interiores no jogo...
A Liberty City que Niko conhece é cheia de interiores que podem ser explorados de várias maneiras diferentes... obviamente isso depende do local e do que acontece lá e do que você pode fazer para aproveitar esse lugar.
A respeito do Roman
Roman é mais romântico do que guerreiro e ele deixou algumas pessoas desagradáveis bem zangadas, por isso ele está tão assustado no trailer. Nós tentamos dar a todos os personagens suas próprias motivações, ambições e necessidades, assim a narrativa pode se desenvolver naturalmente com o resultado da interação entre os personagens.
Sobre o combate mano a mano
Nós trabalhamos duro no desenvolvimento do combate mano a mano, assim como fizemos com todos os mecanismos chave do jogo. Por isso o combate no jogo está tão brutal. Certamente durante a primeira parte do jogo, onde Niko é apenas um imigrante sujo e pobre lutando aqui e ali para pagar suas dívidas, ele terá que usar muito os punhos. Felizmente ele é muito bom nisso.
A respeito da música usada no trailer e da trilha sonora
A faixa usada no trailer é de Serjoga, o mais popular rapper russo no momento. O nome da música é "King Ring", e nós a escolhemos porque achamos que ela demonstra bem qual é o espírito do jogo. A trilha sonora (e as rádios em que são tocadas) foram melhor desenvolvidas e expandidas para a chegada da série Grand Theft Auto aos consoles de alta definição.

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Trailer 4 "Good lord, what are you doing?" AKA "Everyone's a rat"

Trailer 3 "Move up, ladies"

Trailer 2 "Looking for that special someone"

Trailer 1 "Things will be different"