domingo, 17 de junho de 2007

Quanto vale uma exclusividade?

Muito se especulou a respeito do conteúdo online do GTA IV, anunciado como exclusivo para o XBox 360. Alguns disseram que alguns meses depois o mesmo conteúdo estaria disponível também para o PS3. Outros especularam a respeito do que estaria disponível, se seria algo que valeria a pena ou somente mais uma espécie de caça-niqueis.
Geralmente as grandes empresas são bem discretas quando se trata de revelar o quanto foi investido nesse tipo de negócio, pois isso pode afetar suas futuras negociações. Nesse caso, o valor do negócio foi relevado pela própria Take-Two, provavelmente de um modo não intencional. Durante o balanço trimestral comentado no último post deste blog, um dos valores ficou discriminado como "deferred revenue", algo como "rendimento futuro". Esse rendimento futuro está previsto para Março de 2008, no valor de 25 milhões de dólares. Outro rendimento futuro também cotado em 25 milhões de dólares está previsto para o final do ano, sem data definida.
Como é de costume, o site de análises financeiras Seeking Alpha publicou a transcrição completa da conferência. Durante a conferência, uma mesa formada por executivos da Rockstar apresenta o balancete trimestral e depois o microfone fica aberto para que os investidores possam fazer perguntas. Uma das perguntas fez referência direta ao tal "rendimento futuro", perguntando quais eram os motivos dos dois valores de 25 milhões de dólares estarem atrelados diretamente à Microsoft e discriminados em datas distintas. A resposta foi clara e deu a indicação não só de que a Microsoft pagará 25 milhões à Take-Two em MARÇO de 2008 pelo primeiro conteúdo online exclusivo para o XBox 360, como que o segundo conteúdo online estará disponível ainda em 2008, provavelmente até Outubro, quando termina o ano fiscal da Take-Two, também custando 25 milhões de dólares aos cofres da Microsoft.
50 milhões de dólares pode parecer caro, mas temos que levar algumas coisas em conta. A primeira coisa é que essa exclusividade provavelmente fará a diferença na hora de algum futuro jogador tiver que for escolher entre 360 e PS3. É claro que o número de pessoas que vão comprar um ou outro console apenas por causa do GTA 4 não será tão grande assim, mas já é alguma coisa, principalmente se levarmos em consideração que quem escolher o 360 provavelmente estará pensando também em comprar os pacotes online. Segundo, a Live tem vários outros produtos a venda, e um futuro usuário provavelmente iria consumir mais produtos, ampliando as vendas e gerando um lucro indireto. Terceiro e principal, o preço que a Microsoft irá pedir aos usuários pelo download... especula-se que o preço de 800 pontos (algo em torno de dez dólares) não seria o ideal para se ter o retorno necessário, e que a Microsoft poderia cobrar mais caro por cada pacote online do GTA 4.
Bem, levando em conta que as projeções de venda total de X-Box 360 seriam, até a metade desse ano, entre 13,5 e 15 milhões de consoles. Ao preço normal de 800 pontos ou 10 dólares, a Microsoft teria que vender cerca de 5 milhões de usuários (um terço de todos os consoles...) teriam que comprar pelo menos 1 dos pacotes online.
Ah, e não esqueçam, dia 28 teremos novo trailer com cobertura completa desse blog... :)

Um comentário:

Anônimo disse...

A Sony não está dando valor na Rockstar mais como dava antigamente, justo agora que é o tempo que ela mais precisa. Um conteúdo online do GTA 4 exclusivo para PS3 faria as vendas aumentarem muito já que a franquia em si já vendeu mais de 40 Milhões de Cópias.

Agora não se pode voltar atras, e eu acho que a venda do GTA4 para o PS3 irá ser bem baixa em relação ao X360.

A única solução para a Sony é a exclusividade de God of War III e de Final Fantasy XIII, que pelo jeito ainda demorarão a chegar.

GTA IV: Trailers


Trailer 4 "Good lord, what are you doing?" AKA "Everyone's a rat"

Trailer 3 "Move up, ladies"

Trailer 2 "Looking for that special someone"

Trailer 1 "Things will be different"